A linguagem de programação de computadores Logo foi desenvolvida em 1967 por um grupo de pesquisadores em inteligência artificial coordenados pelo professor Seymour Papert que trabalhou no MIT (Massachussets Institute of Technology) na cidade de Boston, Estados Unidos da América. O termo Logo vem do idioma grego: logos, usado para representar raciocínio ou pensamento.

A linguagem Logo permite a uma pessoa "ensinar" com certo grau de facilidade um computador a realizar tarefas operacionais. A partir da ação de "ensinar" um computador, esta pessoa aprende a lidar com questões relacionadas com à lógica de programação, linguística e matemática de modo simples e agradável.

Logo é utilizado em escolas do mundo inteiro. No Brasil em algumas escolas é utilizada nos ensinos fundamental e médio. Há experiências de uso com adultos no ensino superior em atividades relacionadas à robótica, aritmética, geometria, linguística, lógica de programação, entre outras. Algumas experiências resultam sucesso outras não, sendo isto tema de estudo aos pesquisadores da área da educação (https://www.nied.unicamp.br/equipe/jose-armando-valente/).