Trata-se de um curso de formação de professores em robótica, computação e tecnologias emergentes para educação básica.
O curso visa a embasar as práticas educacionais daqueles que pretendem:
1. Planejar a constituição de disciplinas escolares centradas no ensino de robótica, computação e tecnologias emergentes ou de atividades, sobre esses temas, sistematizadas, concatenadas e sequenciais destinadas a compor a grade escolar;
2. Lecionar em instituições que ofereçam esses temas de maneira programática;
Também visa a oferecer critérios e paradigmas para a gestão de programas de ensino e pesquisa nas áreas combinadas de robótica, computação e tecnologias emergentes. Em especial, oferece fundamentação teórico-prática para o gerenciamento de projetos de construção de protótipos de robôs no ambiente escolar.
GRADE CURRICULAR
A proposta de estrutura curricular visa a dar embasamento teórico e prático para a formação de professores de educação básica que pretendam ministrar aulas nas áreas combinadas de robótica, computação e tecnologias emergentes. A grade é constituída das seguintes disciplinas:
- Educação Básica: Ciberespaço, Cibercultura e Constituição de Tecnologias Disruptivas
- Educação Básica: Aplicação Pedagógica de Projetos Tecnológicos em Responsabilidade Social e Gestão Ambiental
- Educação Básica: Múltiplas Linguagens, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade
- Metodologias Ativas
- O Novo Empreendedorismo: Robótica, Computação e Tecnologias Emergentes
- Noções de Gerenciamento de Projetos em Robótica para Ambientes Educacionais
- Fundamentos de Robótica I: Aplicações para a Educação Básica
- Fundamentos de Robótica II: Aplicações para a Educação Básica
- Fundamentos de Computação I: Aplicações para a Educação Básica
- Fundamentos de Computação II: Aplicações ara a Educação Básica
- Desafios do Mundo Real: Modelagens e Estratégias para Máquinas
- Metodologia do Trabalho Científico
- Projeto didático
- Tópicos Especiais de Temas em Tecnologia e Currículo